Notícias

Qualquer um pode dizer que é jornalista? Professor da USP responde a essa questão no Roda Viva

No programa, Eugênio Bucci afirmou ser contrário a obrigatoriedade do diploma


29/01/2024 23h59

O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (29) o jornalista, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e um dos mais conhecidos e respeitados estudiosos de sua área, Eugênio Bucci.

Dennis de Oliveira, também professor da ECA/USP e um dos entrevistadores no programa, questiona sobre a regulamentação do jornalismo como profissão. Em seguida, externaliza uma das principais questões do jornalismo contemporâneo: qualquer um pode dizer que é jornalista?

Segundo Bucci, hoje “qualquer pessoa pode virar jornalista e exercer o jornalismo”.

“Eu gosto disso, como princípio, porque a condição de falar para o público precisa ser acessível para qualquer pessoa”, explica.

Por outro lado, destaca que esse princípio cria distorções. Por isso, mesmo sendo contrário a tal medida, argumenta que uma das saídas é a obrigatoriedade do diploma.

“Eu sempre fui contra a essa proposta desde muito cedo. Sou professor de jornalismo, sou jornalista diplomado [...] mas acho que não é pela obrigatoriedade do diploma. Respeito muito meus colegas e o sindicato que defendem essa posição, mas acho que a gente tem que encontrar outro caminho”, afirma Bucci.


Na sequência, o professor menciona a Constituição, que garante o sigilo da fonte para o exercício da profissão. Todavia, em posicionamento um tanto polêmico, deixa em aberto o que pode ser considerado jornalismo profissional.

“O que é o jornalista profissional? Um fabricante de fake news é um jornalista profissional? É difícil, isso está obscuro, é um problema que a democracia terá de enfrentar e resolver”, finaliza.

Leia também: “Informação não deve ser apenas mercadoria, é um direito”, enfatiza professor da USP

Assista ao programa na íntegra:

A bancada do programa é composta por Alecsandra Zapparoli, publisher da Galápagos Newsmaking, Dennis de Oliveira, jornalista e professor da ECA/USP, Katia Brembatti, presidente da Abraji, Natália Viana, diretora-executiva da Agência Pública de Jornalismo Investigativo, e Pablo Ortellado, professor de Gestão de Políticas Públicas da USP. Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi.

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.

Leia também: “A credibilidade do jornalista é necessária e precisa ser defendida”, diz Eugênio Bucci

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido