Notícias

“A inteligência artificial representa um risco político e civilizatório", avalia o jornalista Eugênio Bucci

No programa, o especialista debate sobre o crescimento da ferramenta no mundo


30/01/2024 00h00

O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (29) o jornalista, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e um dos mais conhecidos e respeitados estudiosos de sua área, Eugênio Bucci.

No programa, o especialista debate sobre o crescimento da inteligência artificial no mundo. Bucci vê o uso da ferramenta com preocupação.

“Está todo mundo preocupado com isso, pesquisadores, fabricantes, presidentes de empresas de pesquisas ou de produção de inteligência artificial têm levando esse risco. O Fórum Económico Mundial levantou essa questão, como o principal risco para esse ano. O uso da inteligência artificial para manipular a informação e corromper os processos decisórios da democracia”, aponta.

“A inteligência artificial representa um risco político e civilizatório. Eu chamo atenção para isso, é um tremendo de um problema”, completa.

A bancada de entrevistadores é formada por Alecsandra Zapparoli, publisher da Galápagos Newsmaking, Dennis de Oliveira, jornalista e professor da ECA/USP, Katia Brembatti, presidente da Abraji, Natália Viana, diretora-executiva da Agência Pública de Jornalismo Investigativo, e Pablo Ortellado, professor de Gestão de Políticas Públicas da USP. Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi.

Assista ao programa completo: 

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido