A Nvidia, fabricante de chips especializados em inteligência artificial, surgiu há mais de 30 anos e está atualmente entre as três empresas mais valiosas do mundo.
O ranking das companhias mais valiosas do mundo geralmente é um retrato do tempo. No século XIX eram empresas de trem, no início do século XX as fábricas de automóvel e as empresas de petróleo, no começo do XXI foi a vez da Apple, criadora dos smartphones. Agora é a hora da inteligência artificial.
A Nvidia foi criada há 31 anos, quando a internet foi aberta aos consumidores. Seus fundadores queriam produzir chips mais rápidos para os computadores produzirem gráficos.
A Nvidia revolucionou a indústria de jogos e trouxe ao mercado novos games com visuais semelhantes aos de filmes. Em 2012 a empresa descobriu que seus chips poderiam ser usados para alimentar outros recursos além dos videogames, o principal deles, aplicativos de inteligência artificial.
Leia também: Festival de Inverno de Campos do Jordão começa neste sábado (29); saiba mais
Quando esses sistemas chegaram ao usuário final e se popularizaram, o valor de mercado da empresa explodiu.
Atualmente, a Nvidia é a principal fornecedora dos chips ultra-rápidos usados para aplicativos de inteligência artificial, como os carros autônomos, supercomputadores, a mineração de criptomoedas e os imensos bancos de dados chamados de "nuvem".
O valor das ações fez com que a companhia superasse a Apple e a Microsoft, chegando a 3,3 trilhões de dólares, no topo do ranking das mais valiosas do mundo.
Para ter uma ideia, o PIB, a soma de todas as riquezas produzidas no Brasil no ano passado, foi de 2,2 trilhões de dólares.
Na abertura dos negócios das bolsas internacionais, na última segunda-feira (24), a empresa perdeu 5% de seu valor e voltou ao terceiro lugar, num movimento de ajuste de mercado. Em um único dia ela perdeu 150 bilhões de dólares em valor de mercado.
Leia também: Brasileiros gastam mais dinheiro em apostas online do que em investimento, diz pesquisa
REDES SOCIAIS