Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução / Facebook Donald J. Trump
Reprodução / Facebook Donald J. Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor uma tarifa sobre as bebidas alcoólicas europeias. A declaração foi realizada na plataforma Truth Social, nesta quinta-feira (13). 

O post foi feito em resposta à tarifa de 50% sobre o uísque dos Estados Unidos (EUA), imposta pela União Europeia (UE), na quarta-feira (12).

“A União Europeia, uma das autoridades mais tributárias e tarifárias mais hostis e abusivas do mundo, que foi formada com o único propósito de tirar vantagem dos Estados Unidos, acaba de aplicar uma tarifa desagradável de 50% sobre o uísque. Se essa tarifa não for removida imediatamente, os EUA em breve aplicarão uma tarifa de 200% sobre todos os VINHOS, CHAMPANHE e PRODUTOS ALCOÓLICOS SAINDO DA FRANÇA E DE OUTROS PAÍSES REPRESENTADOS PELA UE. Isso será ótimo para os negócios de vinho e champanhe nos EUA.” afirmou o presidente.

A tarifa sobre o uísque foi imposta após Donald Trump ter taxado em 25% o alumínio e o aço europeu. A UE, por sua vez, chamou a ação comercial de “injustificada”.

Além da taxação sobre a bebida dos EUA, outros produtos do país como barcos, bourbon e motocicletas também foram tarifados – os custos equivalem a 26 bilhões de euros (US$28 bilhões). Tais medidas devem entrar em vigor em abril.

Em um comunicado divulgado na quarta-feira, o CEO do Conselho de Bebidas Destiladas dos Estados Unidos (DISCUS), Chris Swonger, destacou que a indústria de bebidas alcoólicas dos Estados Unidos estava se preparando para sofrer com as tarifas europeias. “São profundamente decepcionantes e prejudicarão severamente os esforços bem-sucedidos para reconstruir as exportações de bebidas destiladas dos EUA nos países da UE”, afirmou o CEO.

Leia também: Lula fala sobre tarifas impostas pelos EUA: "Não adianta o Trump ficar gritando de lá"