A Polícia Federal (PF) promove a Operação Estorno Final nesta quinta-feira (17), com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada na prática de fraudes bancárias em detrimento da Caixa Econômica Federal.
Ao todo, seis mandados de busca e apreensão são cumpridos nas cidades de Arraial do Cabo/RJ, Armação dos Búzios/RJ e Niterói/RJ. As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
A investigação teve início após a PF receber uma comunicação da própria instituição financeira acerca da identificação de fraudes na abertura de contas bancárias e consequente contratação indevida de empréstimos na modalidade “Antecipação Saque Aniversário FGTS”, que consiste em um empréstimo que permite ao trabalhador antecipar o valor do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em até 10 parcelas anuais.
As fraudes foram identificadas a partir de terceiros que se passaram pelas vítimas para abrir contas e contratar empréstimos. Foi apurado que os investigados se dirigiam às agências portando documentos falsos para efetuar as ações.
Uma vez obtidos os valores, os recursos eram transferidos para contas bancárias de amigos e familiares, com o objetivo de ocultar a origem e dar aparência de legalidade ao montante desviado.
Até o momento, a PF identificou que os investigados estão envolvidos em fraudes praticadas nas agências da Caixa Econômica Federal de Armação dos Búzios, Cabo Frio e Rio das Ostras, sendo que há suspeita de que o grupo também tenha participação em golpes aplicados em outras localidades. O prejuízo estimado causado à instituição financeira é de aproximadamente R$ 180 mil.
Leia também: Coronel José Augusto Coutinho é nomeado novo comandante-geral da Polícia Militar de SP
REDES SOCIAIS