O papa Francisco visitou o Brasil uma única vez em julho de 2013, cerca de quatro meses após ser alçado a líder da Igreja Católica.
O pontífice começou a visita ao Brasil pousando na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, no dia 22 de julho de 2013. Ele foi recebido pela então presidenta Dilma Rousseff, marcando o início de sua participação na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Leia também: Clubes brasileiros se manifestam após morte de Papa Francisco
Logo após sua chegada, o papa discursou em português no Palácio Guanabara, e percorreu as ruas do centro do Rio saudando os fiéis reunidos. Na ocasião, ele optou por não utilizar o papamóvel blindado, escolhendo um carro menor, com uma escolta mínima.
Na vinda, Francisco ainda visitou o Santuário de Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, e realizou uma missa para mais de 200 mil pessoas no local.
Leia mais: Com a morte de Francisco, quem será o novo papa? veja nomes de possíveis sucessores
Em sua mensagem de despedida, ele lembrou os principais eventos que visitou.
“Parto com a alma cheia de recordações felizes, essas, estou certo, que se tornarão oração. Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, deste povo tão grande e de grande coração, deste povo tão amoroso. Saudades do sorriso aberto e sincero que vi em tantas pessoas, saudades do entusiasmo dos voluntários. Saudades da esperança no olhar dos jovens no Hospital São Francisco. Saudades da fé e da alegria em meio à adversidade dos moradores de Varginha”, disse o papa antes de partir para Roma.
Protestos
A viagem ao Brasil também foi marcada por manifestações de grupos que criticavam os gastos públicos na Jornada da Juventude e defendiam outras pautas, como os direitos da comunidade LGBT e a legalização do aborto.
Confira a homenagem da TV Cultura ao papa Francisco:
REDES SOCIAIS