O Vaticano divulgou as primeiras imagens do papa Francisco após o anúncio da morte nesta terça-feira (22).
Nas imagens, feitas na Casa Santa Marta, onde viveu o pontífice, o corpo aparece disposto em um caixão simples de madeira, vestido com paramentos litúrgicos vermelhos e acompanhado por um rosário nas mãos. O cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja Católica e o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, aparecem entre os registros.
Leia também: Francisco quer sepulcro simples e lápide com apenas uma palavra, divulga Vaticano
O momento, de profundo respeito e tradição, marca oficialmente o início do período de Sé Vacante, que antecede o translado do corpo para a Basílica de São Pedro, onde será velado a partir desta quarta-feira (23).
O funeral está marcado para o próximo sábado (26), às 10h (horário local), na Praça de São Pedro. Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Jorge Mario Bergoglio morreu aos 88 anos na segunda-feira (21). Ele foi o primeiro papa latino-americano da história e foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
De acordo com a certidão médica, ele sofreu um AVC cerebral, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35, no horário de Roma (2h35 em Brasília). O quadro foi agravado por pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo 2.
Confira a homenagem da TV Cultura ao papa Francisco:
REDES SOCIAIS