O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) afirmou que vai notificar os nove milhões de aposentados e pensionistas que podem ter sido prejudicados pelas fraudes dos descontos irregulares na próxima terça-feira (13).
Os segurados deverão informar se as operações foram autorizadas por elas ou não para receberem o ressarcimento dos valores. Estes, inclusive, podem ligar na central de atendimento do órgão, pelo canal telefônico 135 em caso de dúvida.
Atenção: a notificação será feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. Não haverá contato via mensagem SMS, ou por telefone.
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Como baixar o app oficial:
O aplicativo Meu INSS está disponível para Android e iOS, além do site oficial do órgão e do telefone 135.
1 - Após baixar o app, o cidadão precisa aceitar os termos de uso;
2 - Na sequência, “entrar com gov.br”, preenchendo seu cpf e senha cadastrada na conta oficial do governo;
3 - Para finalizar, é só clicar em “autorizar”
Notificação dos descontos irregulares:
- De forma exclusiva pelo aplicativo Meu INSS, o órgão vai divulgar as informações para os segurados que tiveram descontos na próxima terça-feira (13);
- Já na quarta-feira (14), os cidadãos notificados poderão verificar qual associação realizou o desconto e o valor descontado, por meio do app Meu INSS e a central de atendimento 135;
- O associado deverá reconhecer se as operações informadas foram, de fato, autorizadas ou se pode ser caso das fraudes dos descontos irregulares;
- Não será necessário incluir documentos ou comprovantes para afirmar que não autorizou a cobrança;
- Não há prazo para reclamar.
- Ressarcimento será para os descontos realizados nos últimos cinco anos, a partir de março de 2020.
Caso o cidadão preencha que não autorizou o desconto, o INSS vai gerar automaticamente uma cobrança para a associação que recebeu o dinheiro. Então, a partir disso, a empresa terá 15 dias úteis para comprovar o vínculo com o segurado.
A empresa ainda terá que enviar três informações: comprovação de associação, autorização do desconto e documento de identidade do segurado.
Caso não comprove o vínculo, terá 15 dias úteis para realizar o pagamento para o INSS, que será repassado ao segurado por meio de folha suplementar.
Segundo o governo, todos os segurados que reclamaram e não tiveram comprovação do vínculo receberão o dinheiro. A devolução será entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
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