Selado desde a morte de Francisco, o apartamento papal do Palácio Apostólico no Vaticano foi reaberto por Leão XIV no domingo (11). As imagens foram divulgadas pela Santa Sé nesta segunda-feira (12).
Sediários pontifícios retiraram os selos, e na sequência, o pontífice abriu as portas com uma chave. Depois, ele caminhou pelo local, que conta com vários aposentos, como uma capela privada e um escritório, além do quarto.
De acordo com o Vaticano, a reabertura ocorreu na presença do camerlengo Kevin Joseph Farrell, que atuou como papa durante a Sé Vacante, do cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, do monsenhor Leonardo Sapienza, regente da Casa Pontifícia, e de outros religiosos.
Leia também: Vaticano divulga assinatura e brasão do papa Leão XIV; entenda o significado
Tradicionalmente, o papa reside no Palácio Apostólico, onde ficam os suntuosos apartamentos particulares. Francisco, no entanto, optou por não morar lá.
Ele decidiu se instalar em um apartamento considerado mais modesto na Casa Santa Marta, que serve de hospedagem para membros do clero em visita a Roma — e utilizada pelos cardeais eleitores do Conclave durante o isolamento.
Leão XIV, no entanto, ainda não revelou onde vai morar durante seu papado. No mesmo dia, ele ainda visitou a Capela Sistina, após primeira missa dominical com fiéis na Praça de São Pedro.
Leia também: Cratera reabre na Marginal Tietê e interdita trecho pela segunda vez em um mês
REDES SOCIAIS