De acordo com uma pesquisa do Instituto Locomotiva, cerca de 34% dos brasileiros endividados vai tentar sair do vermelho fazendo bicos.
Segundo a pesquisa, 54 milhões de pessoas, ou seja, 88% dos inadimplentes, afirmam ter a intenção de renegociar suas dívidas e disseram que pretendem adotar pelo menos uma ação para pagar as contas atrasadas.
Fazer bicos foi a estratégia mencionada por um em cada três entrevistados (34%). Em seguida vem economizar e cortar gastos (33%), fazer hora extra no trabalho (19%), vender algum bem (17%) e pedir dinheiro emprestado para amigos ou parentes (9%).
Na pesquisa, 6% dos entrevistados disseram que querem quitar as dívidas apostando em jogos on-line.
Leia também: Por que cientistas tacham o açúcar de "o novo tabaco"
O Brasil tem 77% da sua população com alguma dívida em 2025, de acordo com dados da Confederação do Comércio.
Para o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meireilles, que elaborou a pesquisa, o brasileiro acredita que a vida financeira só vai melhorar pelo próprio trabalho.
“A gente vê que o que existe de otimismo tem a ver com acreditar no seu próprio trabalho, no seu próprio esforço. É como se o brasileiro dissesse: ‘olha, a minha vida vai melhorar, mas não graças aos outros, graças ao meu corre, ao esforço que eu tenho todo dia para conseguir colocar mais dinheiro dentro de casa’”, comenta.
Leia também: Moraes determina suspensão de passaporte diplomático de Collor
REDES SOCIAIS