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Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estuda a possibilidade de usar a estrutura dos Correios para realizar o atendimento presencial dos aposentados e pensionistas que foram vítimas dos descontos indevidos em seus benefícios.

A medida busca garantir um canal presencial para que essas pessoas possam pedir a restituição dos valores retirados de maneira irregular das folhas de pagamento do Instituto. No último domingo (11), o vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que a Caixa avalia maneiras de oferecer o atendimento.

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O governo também busca formas de ampliar a estrutura das agências do próprio INSS para atender o público; aproveitar o espaço dos Correios é uma possibilidade já que existem agências em todos os municípios brasileiros.

O formato definitivo da operação ainda deve ser definido esta semana em reuniões realizadas entre os representantes do INSS, Correios, Palácio do Planalto e Ministério da Previdência Social.

"A nossa estrutura está à disposição do INSS para o que for necessário — que como empresa pública nós também cumprimos missão semelhante que é atender a população e o melhor tipo de atendimento possível aos brasileiros", disse o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.

Os beneficiários do INSS poderão consultar se houve qualquer tipo de desconto em suas contas, autorizado ou não, na próxima terça-feira (13). O instituto reforça que não haverá contato por telefone, nem mensagem SMS. Os aposentados e pensionistas do órgão podem requerer a devolução dos valores através do aplicativo Meu INSS já na próxima quarta (14).

Como alternativa ao acesso a internet, o instituto orienta que os segurados entrem em contato com a Central de Atendimento 135. Em agenda do último domingo (11), Alckmin citou a preocupação com pessoas que não têm familiaridade com o serviço digital.

“A maior parte será feita a partir da plataforma do Meu INSS. Agora, tem pessoas que têm dificuldade ou não têm internet. Então, a Caixa também está estudando uma maneira de ajudar quem precisar no atendimento presencial”, diz.

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