O Roda Viva desta segunda-feira (12) recebe a desembargadora aposentada Luislinda Valois, autora da primeira sentença do país contra o racismo.
Na véspera do Dia da Abolição da Escravatura no Brasil, celebrado em 13 de maio, Luislinda discute os desafios do país 137 anos após o fim da escravidão.
Durante o programa, a jornalista Cynthia Martins questionou a desembargadora sobre a falta de punições e prisões em casos de racismo, citando como exemplo a recorrência de episódios em campeonatos de futebol.
“O julgamento é feito pelo Judiciário. Mas o Judiciário não faz a lei, ele a recebe pronta. Então, ele tem que se submeter ao conteúdo da lei, inclusive sobre seus membros responderem criminalmente”, afirma.
Luislinda também diz não concordar com a ideia de que o fato de o Legislativo e o Judiciário serem majoritariamente compostos por pessoas brancas influencie diretamente na falta de punições. E completou: “Acho que faltam leis mais duras, mais severas, para que sejam efetivamente cumpridas pelo Poder Judiciário.”
Participam da bancada de entrevistadores Cynthia Martins, apresentadora da Band, Luciana Pioto, apresentadora do Terra, Irapuã Santana, colunista do jornal O Globo, Grasielle Castro, editora do Jota, e Flávio Ferreira, advogado e jornalista da Folha de S.Paulo especializado na cobertura da justiça.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play, além do YouTube, X, TikTok e Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS