O papa Leão XIV recebeu J.D. Vance, vice-presidente dos Estados Unidos, e o secretário de Estado Marco Rubio nesta segunda-feira (19).
Durante o encontro no Vaticano, os líderes discutiram conflitos pelo mundo, a colaboração entre a Igreja e o Estado, além de questões como a liberdade religiosa, segundo a Santa Sé.
Ao longo do bate-papo, o pontífice teria transmitido seu "desejo expresso de que se respeite o direito humanitário e o direito internacional nas áreas de conflito, na esperança de 'uma solução negociada entre as partes envolvidas'".
🇻🇦🇺🇸 O #Papa recebeu, na manhã desta segunda-feira, 19 de maio, no Vaticano, o vice-presidente dos Estados Unidos da América #EUA, James David #Vance, que também participou da Missa de início do ministério petrino de Leão XIVhttps://t.co/i8jS97XkWH pic.twitter.com/rwxPrdUDXX
— Vatican News (@vaticannews_pt) May 19, 2025
Um dia antes, o Santo Padre se encontrou com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que lhe agradeceu por ter feito apelos por uma “paz justa e duradoura” na guerra que ocorre no leste europeu há três anos.
Negociações diretas entre a Ucrânia e a Rússia para alcançar uma trégua começaram na semana passada, após semanas de insistência de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.
Desde o início de seu pontificado, Leão XIV tem pregado a pacificação em diversos momentos, inclusive se oferecendo para mediar conflitos.
J.D. Vance foi o último líder de Estado a ter se encontrado oficialmente com o papa Francisco, em 20 de abril, dia anterior à sua morte. Na ocasião, eles trocaram votos de felicitações no domingo de Páscoa.
REDES SOCIAIS