O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta segunda-feira (19), com o objetivo de negociar um cessar-fogo imediato na guerra com a Ucrânia.
O diálogo entre os líderes aconteceu após delegações da Rússia e da Ucrânia se reunirem na cidade de Istambul, na Turquia, na última sexta-feira (16), pela primeira vez em mais de três anos, para as primeiras negociações de um possível acordo de paz.
Leia mais: Prefeitura de SP promove campanha de arrecadação de roupas e cobertores para animais de rua
Contudo, a reunião resultou em poucos avanços, garantindo apenas uma troca de prisioneiros e um acordo para a continuidade das negociações visando o fim do conflito.
No sábado (17), Trump afirmou que conversaria com Putin, e que o objetivo da ligação era “acabar com o banho de sangue” provocado pela guerra entre Rússia e Ucrânia. “Os assuntos da ligação serão: parar o ‘banho de sangue’, que está matando, em média, mais de 5.000 soldados russos e ucranianos por semana. E o comércio”, escreveu.
De acordo com informações da agência de notícias AFP, a Rússia afirmou nesta segunda-feira que a conversa entre os líderes foi “importante”, pois o país prefere encerrar o conflito por meios diplomáticos, apesar de ter lançado um ataque contra a Ucrânia no fim de semana, descrito como “recorde”.
Leia mais: Brasil pode voltar a exportar frango se não apresentar novos casos de gripe aviária em 28 dias, diz ministro
“É preferível atingir nossos objetivos por meios políticos e diplomáticos, é claro”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, à mídia estatal. Moscou “aprecia muito” as tentativas de Washington de pôr fim ao conflito, acrescentou.
Trump também teria conversado brevemente por telefone com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, antes de falar com Putin.
REDES SOCIAIS