O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu sua decisão de ter enviado a Guarda Nacional aos protestos em Los Angeles — contrariando a vontade do governador da Califórnia, Gavin Newsom — em uma publicação na rede Truth Social.
Desde o último fim de semana, centenas de pessoas protestam em Los Angeles contra as políticas anti-imigração do governo Trump. As manifestações começaram na sexta-feira (6), após agentes federais de imigração prenderem ao menos 44 pessoas.
Leia: Ataque a tiros em escola na Áustria deixa 10 mortos e feridos
Após o início do movimento, 700 fuzileiros navais foram enviados à capital da Califórnia e se juntaram à Guarda Nacional dos EUA para reprimir os protestos.
“Se eu não tivesse ‘ENVIADO AS TROPAS’ para Los Angeles nas últimas três noites, aquela cidade que um dia já foi bela e grandiosa estaria queimando até agora mesmo, assim como 25.000 casas foram completamente destruídas em Los Angeles por causa de um governador e um prefeito incompetentes. Aliás, o PROCESSO DE LICENÇA FEDERAL, muito mais difícil, demorado e rigoroso, está praticamente concluído para essas casas, enquanto as fáceis e simples Licenças Municipais e Estaduais estão desastrosamente atrapalhadas e MUITO ATRASADAS! Elas estão uma bagunça total, e continuarão assim por muito tempo. As pessoas querem reconstruir suas casas. Liguem para o seu governador e prefeito incompetentes, a licença federal ESTÁ FEITA!!!”, diz a nota na íntegra.
A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, criticou o governo na última segunda-feira (09) por ter enviado tropas à capital, afirmando que a cidade estava sendo usada como “teste” para tirar o poder do governador.
Leia mais: Mais de 6 mil crianças são resgatadas do trabalho infantil entre 2023 e 2025
REDES SOCIAIS