As Forças de Defesa de Israel (IDF) realizaram, na tarde deste domingo (15), ataques generalizados à capital iraniana, Teerã, como parte de uma ofensiva contra o programa nuclear do Irã, segundo informou o portal Times of Israel.
Simultaneamente, explosões de carros-bomba foram relatadas na capital iraniana, e há informações de que mais cientistas nucleares foram mortos. Ataques também teriam atingido instalações militares na cidade de Shiraz, no sul do país, conforme reportado pela mídia local.
Leia mais: Trump afirma que EUA revidarão “em níveis nunca antes vistos” se Irã atacar
Mais cedo, a IDF havia emitido um alerta de retirada “urgente” para os iranianos que vivem nas proximidades de complexos de produção de armas, sugerindo que novos bombardeios ainda podem ocorrer ao longo do dia.
Pelas redes sociais, o ministro da Defesa, Israel Katz, afirmou que instruiu as forças israelenses a avisarem os moradores de Teerã que vivem perto das fábricas de armamentos para evacuarem a região imediatamente.
“O ditador iraniano está transformando Teerã em Beirute e os moradores em reféns para a sobrevivência do seu regime. As IDF continuam a arrancar a pele da serpente iraniana com grande força — desde as armas nucleares até Teerã e além”, declarou.
הנחיתי את צה"ל להוציא הודעות פינוי לתושבים בטהרן המתגוררים בסמוך למתחמי ייצור נשק.
— ישראל כ”ץ Israel Katz (@Israel_katz) June 15, 2025
הדיקטטור האיראני הופך את טהרן לביירות ואת תושבי טהרן לבני ערובה לטובת שרידות שלטונו.
צה"ל ממשיך לקלף את עור הנחש האיראני בעוצמה רבה מגרעין ומנשק בטהרן ובכל מקום. pic.twitter.com/XKc0CkD9Ig
Leia mais: Israel e Irã voltam a se atacar, deixando mortos e feridos; conflito entra no quarto dia
Já o porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Avichay Adraee, publicou uma mensagem em árabe na rede social X (antigo Twitter):
“Para sua segurança, pedimos que saiam imediatamente das áreas dessas instalações e não retornem até novo aviso.”
REDES SOCIAIS