O Pix automático começa a funcionar a partir desta segunda-feira (16). A novidade busca facilitar o pagamento de despesas recorrentes, diretamente no aplicativo do banco ou via internet banking.
Segundo o Banco Central, o Pix é o meio de pagamento mais utilizado pela população brasileira. Segundo a pesquisa realizada pela Opinion Box, 90% das pessoas que utilizam o pagamento instantâneo do BC pretendem usar a nova modalidade para transferências recorrentes.
De acordo com dados do BC, o sistema de pagamentos instantâneos já conta com mais de 156 milhões de pessoas físicas e 15,2 milhões de organizações e segue em ritmo acelerado de crescimento, consolidando-se como o principal meio de pagamento no Brasil. Agora, novas funcionalidades como Pix por aproximação, Pix automático e Pix parcelado – previsto para setembro de 2025 – prometem transformar ainda mais a relação dos brasileiros com o dinheiro.
Leia também: Papa Leão XIV recebe o ator Al Pacino no Vaticano
O mais novo lançamento: Pix automático
O usuário recebe uma notificação da empresa com a proposta de débito automático via Pix. Se aceitar, autoriza uma única vez no app do banco - e pronto. Dali em diante, as cobranças acontecem sozinhas nas datas combinadas.
A diferença entre a modalidade e o débito automático, é que o PIX automático pode autorizar pagamentos 24h por dia, nos sete dias da semana.
Modalidades atuais e futuras do Pix
Para quem ainda tem dúvidas sobre como usar o Pix ou quer se atualizar sobre as novidades que estão chegando, o especialista da Lina Open X preparou um “beabá do Pix” com tudo que já está disponível e o que vem por aí:
O que já existe
● Pix entre contas (tradicional): é a modalidade clássica em que é realizada a transferência instantânea entre contas de diferentes instituições, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem custo para pessoas físicas.
● Pix com QR Code: basta escanear um QR Code dinâmico ou estático para fazer pagamentos. É muito utilizado em estabelecimentos comerciais.
● Pix copia e cola: muito utilizado nos pagamentos online em que o usuário copia um código gerado e cola no aplicativo do banco para concluir a transação.
● Pix agendado: permite programar um pagamento ou transferência via Pix para uma data futura, como o vencimento de uma conta.
● Pix por aproximação: a ferramenta, disponível desde abril deste ano, é semelhante aos pagamentos por aproximação com cartão ou celular. O usuário pode pagar com Pix em maquininhas apenas aproximando o dispositivo, sem precisar abrir o aplicativo do banco.
Leia também: Auxílio Gás começa a ser pago nesta segunda-feira (16); veja o calendário
REDES SOCIAIS