O Exército de Israel anunciou a morte de Ali Shadmani, principal comandante militar do Irã e chefe do Estado-Maior “em tempos de guerra” nesta terça-feira (17).
Em uma publicação nas redes sociais, as Forças de Defesa de Israel (FDI) o descrevem como a figura militar mais próxima do líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei.
For the second time in 5 days— the IDF has eliminated Iran’s War-Time Chief of Staff, the regime’s top military commander.
— Israel Defense Forces (@IDF) June 17, 2025
Ali Shadmani, Iran’s senior-most military official and Khamenei’s closest military advisor, was killed in an IAF strike in central Tehran, following precise… pic.twitter.com/Bq6Z49zeCj
O assassinato teria ocorrido durante um bombardeio noturno contra um centro de comando em Teerã. A operação militar se deu no quinto dia do atual conflito.
Ele assumiu o cargo na última sexta-feira (13), após os ataques iniciais de Israel ao Irã terem matado vários comandantes de alto escalão, incluindo seu antecessor, o tenente-general Gholam Ali Rashid.
Rashid e Shadmani lideravam o quartel-general central Khatam al-Anbiya, uma entidade que coordena o exército regular e a Guarda Revolucionária do Irã.
Israel começou a bombardear o Irã na última sexta-feira (13), sob a justificativa de que Teerã estaria prestes a construir uma bomba nuclear. Desde então, os dois países têm trocado diversas rodadas de bombardeios.
REDES SOCIAIS