O Monte Lewotobi Laki-laki, situado na província de East Nusa Tenggara, na Indonésia, entrou em erupção nesta terça-feira (17), expelindo uma enorme nuvem de cinzas que alcançou cerca de 11 quilômetros de altura.
De acordo com o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres da Indonésia, cerca de 50 atividades vulcânicas foram registradas na região em apenas duas horas. Os moradores foram alertados sobre a possibilidade de chuvas fortes, que podem provocar fluxos de lava.
Leia mais: Exército de Israel anuncia morte de Ali Shadmani, principal comandante militar do Irã
Após a erupção, a nuvem de fumaça refletiu a luz do sol, adquirindo uma coloração rosada, visível de quase toda a província a até 150 quilômetros da montanha. Nas redes sociais, moradores locais compartilharam imagens do momento.
Devido à intensidade das atividades, as autoridades elevaram o nível de alerta para o mais alto da escala. Moradores próximos a cursos d’água foram orientados a permanecer atentos e a utilizar máscaras de proteção facial, a fim de evitar problemas respiratórios, segundo informou o g1.
Leia mais: Caixa Econômica inicia segunda fase de pagamento do saque-aniversário do FGTS; veja calendário
Em novembro de 2024, o vulcão registrou diversas erupções, que deixaram nove mortos, forçaram a evacuação de milhares de pessoas e causaram o cancelamento de vários voos internacionais.
BREAKING: Mount Lewotobi Laki-laki in Indonesia has erupted 🌋
— Volcaholic 🌋 (@volcaholic1) June 17, 2025
"There was an eruption of Mount Lewotobi Laki-laki on Tuesday, June 17, 2025, at 17:35 WITA with an observed ash column height of ± 10,000 m above the peak (± 11,584 m above sea level)," said the Volcano Observation… pic.twitter.com/lpWZnHQwk1
REDES SOCIAIS