Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Unsplash
Reprodução/Unsplash

O Brasil deve se declarar oficialmente livre de gripe aviária nesta quarta-feira (18), após o fim dos 28 dias de vazio sanitário desde a confirmação do primeiro caso em uma granja comercial de Montenegro.

A informação foi confirmada à CNN pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Luis Rua.

Durante o período de vazio sanitário, nenhum novo caso foi registrado em granjas comerciais brasileiras, o que, de acordo com os protocolos da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), permite que o país retome o status de livre da doença.

O secretário adiciona que uma notificação formal a respeito do assunto deve ser enviada à OMSA na próxima quarta (18). Depois disso, o Brasil irá comunicar a todos os países que impuseram restrições à importação de carne de frango brasileira, solicitando a revogação das suspensões com base no novo status sanitário.

Desde a última atualização do Mapa, 44 países tinham adotado algum tipo de restrição à importação do frango brasileiro. Apesar do vazio sanitário terminar apenas nesta quarta, o governo já vinha negociando com os parceiros comerciais desde o primeiro dia após a ocorrência.

A suspensão das compras de carne de frango do Brasil se refletiu na balança comercial do mês de maio: por causa do registro de gripe aviária na granja de Montenegro, as exportações caíram 12,9% em valor e 14,4% em volume.

Outras seis suspeitas de gripe aviária em granjas comerciais haviam sido investigadas e descartadas pelo Ministério. Foram confirmados focos da doença em aves silvestres ou domésticas em vários estados brasileiros, mas o resultado não interfere nos negócios.

Leia: Governo de SP lança site para auxiliar no pagamento de pedágio free flow