O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (18) que a CPTM terá mudanças operacionais durante o feriado de Corpus Christi.
A alteração será realizada na quinta-feira (19), no sábado (21) e domingo (22) para a execução de obras de melhorias e modernização ao longo da via férrea.
A CPTM terá ainda uma operação especial de ajuda auxiliar no fluxo de passageiros durante os eventos Marcha para Jesus e Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.
Leia mais: Corpus Christi deve movimentar mais de 16 milhões de veículos nas rodovias de São Paulo
No dia 19, a circulação de trens será semelhante à programação de trens de um domingo. Na sexta-feira (20), a operação será normal para um dia útil e, no sábado e domingo, a circulação de trens será normal dentro da programação desses dias.
Nesta quinta (19), as intervenções acontecem na circulação do serviço 710. Das 9h até o fim da operação comercial, os trens que circulam sentido Estação Jundiaí não prestam serviço na Estação Utinga.
Os passageiros que desembarcam nesta estação devem seguir viagem até São Caetano e retornar. Já para quem quer embarcar com destino a Jundiaí, deve fazer a viagem até a Estação Prefeito Saladino, desembarcar e embarcar no sentido oposto. Os trabalhos serão necessários para atuação na via permanente, com substituição de trilhos, execução de soldas, carga e descarga de materiais, instalação de novo banco de dutos na Estação Utinga.
Ainda na quinta, das 8h às 20h, os passageiros devem utilizar a plataforma 2 nas estações Água Branca, Lapa e Piqueri. Entre 23h30 e meia-noite, o embarque e o desembarque na Estação Mauá serão feitos na plataforma 4 e na Estação Capuava pela plataforma 2. As mudanças ocorrem para execução de atividades na rede aérea.
Além disso, das 8h30 às 18h30, na Linha 12-Safira, os trens utilizam a plataforma 1 na Estação São Miguel Paulista.
Já no sábado (20), das 11h às 16h, haverá operação assistida para que a Linha 11-Coral opere até a Estação Palmeiras-Barra Funda, que atualmente atende a Linha 7-Rubi e o Serviço Expresso Aeroporto, além das linhas 3-Vermelha do Metrô e 8-Diamante da ViaMobilidade.
Das 21h até meia-noite, os trens do serviço Expresso Aeroporto chegam e partem da Estação da Luz.
No domingo (21), durante toda a operação comercial, os passageiros do serviço 710 devem utilizar a plataforma 6 na Estação Palmeiras-Barra Funda. Das 9h às 20h, os passageiros devem utilizar a plataforma 1 nas estações Perus e Caieiras. Já das 9h às 17h, a plataforma 2 deve ser utilizada em Capuava.
Das 4h às 13h, na Linha 11-Coral, o embarque e o desembarque de trens devem ser feitos pela plataforma 2 nas estações Calmon Viana, Suzano e Jundiapeba. A partir das 15h até o fim da operação comercial, os passageiros devem usar a plataforma 1 na Estação Suzano. A mudança ocorre para substituição de jacaré móvel em aparelho de mudança de via, carga e descarga de material e limpeza de faixa.
Leia também: Veja o que abre e o que fecha durante o feriado de Corpus Christi em São Paulo
Na linha 12-Safira, das 4h até o fim da operação comercial, os trens prestam serviço pela plataforma 1 nas estações Engenheiro Goulart, Comendador Ermelino e USP Leste.
Durante toda a operação comercial, não haverá circulação dos trens do serviço Expresso Aeroporto. A interdição é necessária para lançamento de cabos do banco de dutos.
REDES SOCIAIS