O novo boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quinta-feira (19), mostra que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) seguem em crescimento no Brasil. A análise é referente à semana epidemiológica 24, de 8 a 14 de junho.
Segundo o boletim, 18 das 27 unidades da Federação apresentam incidência de casos em nível de alerta, risco ou alto risco, com tendência de crescimento: Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.
Os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Tocantins e o Distrito Federal também apresentam incidência de SRAG em nível de risco ou alto risco, mas já com tendência de queda nas últimas semanas, com diminuição das hospitalizações associadas à influenza A e VSR.
Já entre as capitais, 14 das 27 apresentam sinal de crescimento de SRAG na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) até a semana 24: Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e Teresina (PI).
O relatório mostra que as hospitalizações por SRAG nas crianças pequenas, associadas ao vírus sincicial respiratório (VSR), seguem aumentando em diversos estados das regiões Centro-Sul, Nordeste e Norte.
Por sua vez, a influenza A se mantém como principal causa de internações de jovens, adultos e idosos, com maior incidência e mortalidade entre a população idosa.
Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 39,2% de influenza A, 0,8% de influenza B, 45% de vírus sincicial respiratório, 17,7% de rinovírus e 1,6% de Sars-CoV-2 (Covid-19).
Entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos e no mesmo recorte temporal foi de 74,6% de influenza A, 0,8% de influenza B, 13% de vírus sincicial respiratório, 9,7% de rinovírus e 4,2% de Sars-CoV-2 (Covid-19).
Em 2025, foram notificados 103.108 casos de SRAG, sendo 52.853 (51,3%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 35.048 (34%) negativos. Outros 8.272 registros estão aguardando resultado laboratorial.
Entre os casos positivos de 2025, são: 25,7% de influenza A, 1,1% de influenza B, 45,3% de vírus sincicial respiratório, 22,1% de rinovírus e 9,1% de Sars-CoV-2 (Covid-19).
Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 39,2% de influenza A, 0,8% de influenza B, 45% de vírus sincicial respiratório, 17,7% de rinovírus, e 1,6% de Sars-CoV-2.
REDES SOCIAIS