Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Pixabay
Reprodução | Pixabay

Uma pesquisa Datafolha mostrou que a maioria dos brasileiros é a favor da reeleição, o que vai na contramão de uma proposta de emenda à constituição que propõe mandatos de cinco anos e eleições unificadas, que está em discussão no Senado.

No levantamento, 57% dos entrevistados afirmaram ser favoráveis à reeleição de presidente, governadores e prefeitos. Outros 41% são contrários à continuidade no cargo.

O resultado vai na contramão da Pec, aprovada em maio, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O texto ainda precisa ser votado no plenário em dois turnos e depois ser analisado na Câmara. A proposta unifica as eleições a partir de 2034 e estabelece mandato de cinco anos para todas as esferas do executivo e legislativo. Em alguns casos, haverá uma regra de transição para que as datas coincidam.

Leia também: Após ataque dos EUA, parlamento do Irã aprova fechamento do Estreito de Ormuz, principal rota do petróleo

A última vez que o Datafolha perguntou sobre reeleição foi há dez anos, quando o cenário era inverso: 67% eram contra permitir a renovação dos cargos, e 30%, a favor.

Por outro lado, o levantamento indicou que a maior parte da população (59%) apoia a ampliação de todos os mandatos eletivos de quatro para cinco anos, como prevê o projeto de lei. Outros 37% são contrários.

O instituto entrevistou presencialmente 2.004 eleitores, nos dias 10 e 11 de junho, em 136 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Leia também: Mega-Sena: aposta de MG acerta seis dezenas e leva mais de R$ 127 milhões