Por meio de suas redes sociais, Trump parabenizou ambos os países e pediu bênçãos por terem demonstrado “resistência, coragem e inteligência para encerrar o que deveria ser chamado de ‘a guerra de 12 dias’”.
Leia mais: Trump anuncia acordo de cessar-fogo entre Israel e Irã
Até o momento de publicação desta nota, nenhuma declaração oficial foi feita por parte dos dois governos. No entanto, uma autoridade iraniana confirmou à agência internacional de notícias Reuters que Teerã concordou com um cessar-fogo proposto pelos Estados Unidos.
Ainda de acordo com a agência, um alto funcionário da Casa Branca afirmou que Israel também aceitou o acordo, desde que o Irã não lançasse novos ataques. Segundo ele, Trump intermediou o entendimento durante uma ligação com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
Após a ligação do presidente americano com o líder israelense, o primeiro-ministro do Catar, xeque Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, também atuou como intermediário para garantir o compromisso do Irã, em conversa com autoridades iranianas.
Em seu comunicado, Trump ainda informou que os países teriam algum tempo para concluir missões em andamento e que, posteriormente, o cessar-fogo seria oficialmente declarado.
REDES SOCIAIS