O Dalai Lama disse neste sábado (5) que pretende viver até mais de 130 anos. O líder espiritual do budismo tibetano completa 90 anos neste domingo (6).
Durante uma cerimônia de orações pelo seu aniversário, Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama, disse a seguidores que irá reencarnar após sua morte, dando sequência à linhagem espiritual que dura séculos.
O evento reuniu milhares de seguidores de várias partes do mundo na cidade montanhosa de Dharamshala, no norte da Índia, onde ele vive desde que fugiu do Tibete em 1959 após uma revolta fracassada contra o domínio chinês.
Leia também: Filha de Neymar e Bruna Biancardi nasce em São Paulo
Enchentes no Texas deixam ao menos 24 mortos; equipes de resgate buscam desaparecidos
Pela crença budista, o Dalai Lama pode escolher onde e quando irá reencarnar. Os seguidores aguardavam há muito tempo uma declaração sobre a continuidade da religião.
"Tenho conseguido servir bem ao Buddhadharma [ensinamentos do budismo] e aos seres do Tibete até agora", disse ele. “E, ainda, espero viver mais de 130 anos”, completou.
A tradição determina que, após a morte do Dalai Lama, os monges iniciem as buscas para encontrar a criança na qual o líder espiritual reencarnou. Tenzin Gyatso foi identificado como possível Dalai Lama quando tinha apenas dois anos de idade, em 1937, e reconhecido oficialmente em 1939.
REDES SOCIAIS