Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem: TV Cultura | Imagens: Freepik
Montagem: TV Cultura | Imagens: Freepik

A União Europeia concordou, nesta sexta-feira (18), em aplicar um pacote de sanções econômicas contra a Rússia por conta da guerra na Ucrânia, incluindo medidas que visam emitir novos golpes no setor de petróleo e energia russo.

O bloco irá estabelecer um teto de preço móvel do petróleo russo em 15% abaixo do preço médio de mercado com o objetivo de melhorar o teto de US$ 60 que o G7 tenta impor desde dezembro de 2022.

"A União Europeia acaba de aprovar um de seus mais fortes pacotes de sanções contra a Rússia. Continuaremos aumentando os custos, de modo que parar a agressão se torne o único caminho a seguir para Moscou", disse a chefe de política externa do bloco, Kaja Kallas, nas redes sociais.

Leia: STF forma maioria para manter medidas cautelares contra Bolsonaro

Apesar das novas medidas, até o momento, a Rússia conseguiu vender a maior parte do petróleo acima do limite de preço anterior, já que o mecanismo atual não deixa claro quem deve fiscalizar sua implementação. Segundo a CNN, Os comerciantes duvidam que as novas sanções perturbem significativamente o comércio de petróleo russo.

As novas sanções também proíbem transações relacionadas aos gasodutos russos Nord Stream sob o Mar Báltico e ao setor financeiro da Rússia.

A chefe de política externa também disse que as sanções miram 105 navios da "frota fantasma" da Rússia, termo usado pelas autoridades ocidentais para designar os navios que Moscou usa para contornar as sanções petrolíferas, e "bancos chineses que permitem a evasão de sanções". Os nomes dos bancos não foram citados.

Leia o comunicado de Kaja Kallas na íntegra:

"Nós estamos nos mantendo firmes.

A UE acaba de aprovar um de seus mais fortes pacotes de sanções contra a Rússia até o momento.

Estamos cortando ainda mais o orçamento de guerra do Kremlin, indo atrás de mais 105 navios da frota paralela, seus facilitadores e limitando o acesso dos bancos russos ao financiamento.

Os oleodutos Nord Stream serão proibidos. Um teto mais baixo para o preço do petróleo.

Estamos colocando mais pressão sobre a indústria militar russa e os bancos chineses, o que permite a evasão de sanções, e bloqueando as exportações de tecnologia usada em drones.

Pela primeira vez, estamos designando um registro de bandeira e a maior refinaria Rosneft na Índia.

Nossas sanções também atingem aqueles que doutrinam crianças ucranianas.

Continuaremos a aumentar os custos, para que parar a agressão se torne o único caminho a seguir para Moscou."

Leia mais: Polícia identifica suspeito de ter matado empresário encontrado morto em buraco no Autódromo de Interlagos

O Kremlin afirmou que a Rússia não tem se afetado pelas sanções ocidentais e que tem se adaptado a elas.

Questionado sobre as novas medidas da UE, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, descreveu-as como unilaterais e ilegais, afirmando que estavam alinhadas a uma "postura consistentemente anti russa" da Europa.

"Mas, ao mesmo tempo, é claro, já adquirimos uma certa imunidade às sanções, nos adaptamos à vida sob sanções", disse.

Já o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chamou a decisão nas redes sociais de "essencial e oportuna", diante da intensificação dos ataques russos contra cidades e vilarejos ucranianos.

Leia a declaração de Zelensky na íntegra:

"Uma decisão da União Europeia pela qual todos nós trabalhamos juntos. Conseguimos reforçar o 18º pacote de sanções contra a Rússia para esta guerra, e hoje o pacote foi aprovado. Agradeço a todos que contribuíram para isso.

Gostaria de reconhecer especialmente a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen @vonderleyen , e cada líder dos Estados-Membros da UE pela sua unidade e posição de princípios. Agradeço ao Presidente do Conselho Europeu, António Costa @eucopresident . Agradeço também à Dinamarca por um início verdadeiramente forte na sua Presidência da UE. Esta decisão é essencial e oportuna, especialmente agora, como resposta ao facto de a Rússia ter intensificado a brutalidade dos ataques às nossas cidades e aldeias.

O 18º pacote de sanções continua a visar a frota de petroleiros russa – não apenas os próprios navios, mas também os capitães da frota paralela e as empresas que permitem tais atos de matança financiados pelo petróleo. Continuaremos a exercer essa pressão. A União Europeia também está impondo um teto de preço mais rigoroso para o petróleo russo – em torno de US$ 46 por barril. Em coordenação com outros parceiros globais, continuaremos trabalhando para garantir que o teto de preço realmente reduza as receitas da Rússia. Isso é possível. Já sabemos como exercer essa pressão de forma eficaz.

Gostaria também de destacar a decisão da UE de proibir todas as transações relacionadas aos gasodutos do sistema Nord Stream, cuja construção fazia parte dos preparativos de Putin para uma guerra em larga escala. Toda a infraestrutura de guerra da Rússia deve ser bloqueada. Estamos preparando prontamente a sincronização das sanções europeias na Ucrânia e também estamos preparando novas decisões sobre sanções, tanto no nível dos parceiros quanto dentro da jurisdição ucraniana. Glória à Ucrânia!"

Leia também: Em nova avaliação, Moraes mantém prisões de Domingos Brazão e Rivaldo Barbosa