Enel retira mais de 5 toneladas de cabos irregulares e clandestinos no primeiro semestre
Fiscalizações alcançaram 24 municípios paulistas e regularizaram 27,6 mil pontos
04/09/2025 17h10
Uma megaoperação de fiscalização e ordenamento realizada pela Enel no primeiro semestre de 2025 resultou na remoção de 5,3 toneladas de cabos e equipamentos de telecomunicações irregulares que ocupavam clandestinamente a infraestrutura de postes da distribuidora.
Entre as ações de destaque, a companhia promoveu, na noite desta quarta-feira (3), em parceria com a Secretaria Municipal das Subprefeituras, uma operação de limpeza e retirada de cabos na Alameda Santos, região da Avenida Paulista. Somente nesta via, foram removidos cerca de 800 kg de fiação, além de alguns postes instalados no trecho.
Leia mais: Elevador da Glória: número de mortos após descarrilamento de bondinho em Portugal sobe para 16
A ação contou com a presença do presidente da Enel Distribuição São Paulo, Guilherme Lencastre, e do secretário das Subprefeituras, Fabricio Cobra Arbex. A iniciativa no local seguirá até o início do próximo mês e, depois, avançará para a Rua Pamplona.
Em toda a sua área de concessão, a operação da Enel já regularizou 27,6 mil pontos de compartilhamento em 24 municípios atendidos, melhorando a qualidade do fornecimento de energia.
Leia mais: Após 20 anos, Comissão Europeia apresenta acordo de livre-comércio com Mercosul para aprovação final
As medidas de campo respondem ao aumento das redes instaladas de forma irregular, sem contrato, fora das normas técnicas ou sem identificação, que geram poluição visual e riscos de acidentes à população.
Além da remoção dos materiais, a Enel realizou 5.426 fiscalizações diretas e emitiu 857 notificações formais às operadoras de telecomunicações responsáveis.
REDES SOCIAIS