A série documental "Mulheres pela Independência", uma produção que retrata a história de cinco mulheres que tiveram participação ativa no processo de independência do Brasil, estreia na TV Cultura neste domingo (7).
A atração, sob a direção de Nina Kopko, vai ao ar a partir da 16h (horário de Brasília). As figuras femininas representadas são Bárbara Alencar, Imperatriz Leopoldina, Joana Angélica, Maria Filipa e Maria Quitéria.
Cada uma delas teve sua importância nessa fase da história brasileira, e a série mostra quais eram suas questões, anseios, visões de mundo e situações vividas naquele momento.
Leia também: “Die, My Love”: filme com Jennifer Lawrence e Robert Pattinson ganha trailer; confira
A primeira exibição contará com dois episódios, sendo de Bárbara de Alencar e Imperatriz Leopoldina, respectivamente. A primeira é condenada por sua atuação na Revolução Pernambucana de 1817 e retratada pela história como uma mulher revolucionária, contestadora e à frente do seu tempo, além de ter sido a primeira presa política do país.
A segunda ganha destaque com sua a inteligência e articulação política para a independência, além de sua paixão pelas ciências. Os livros a descrevem como “mãe”, “passiva”, “feia”, “deprimida” e “corna mansa”.
No mesmo dia, a emissora exibe mais dois episódios, na sequência, sobre Joana Angélica e Maria Quitéria. No dia 21 de setembro vai ao ar o último episódio, que aborda a vida de Maria Filipa.
Leia também: Coala Festival 2025 começa nesta sexta (5) em São Paulo; veja line-up, ingressos e mais
REDES SOCIAIS