O Boas Práticas Escolares deste domingo (28) visita o CEI Nova Luz, na região central de São Paulo, para acompanhar a iniciativa Bioterapia. Nela, biólogas e educadoras promovem o encontro entre crianças e diversos tipos de animais.
Assista ao Boas Práticas Escolares deste domingo na íntegra:
No projeto, todos os meses os alunos entram em contato com três ou quatro espécies diferentes. Eles aprendem sobre hábitos, características e como realizar um contato saudável com esses seres.
“Trazer os animais aqui pro centro foi uma experiência muito rica. Isso proporcionou às crianças curiosidade, interação e socialização com os animais”, afirma a professora Taina Brandino.
A Bioterapia funciona há nove anos e conta com animais treinados e acostumados com o contato para participar da interação com os jovens.
Leia também: Agrocultura: produtores do Paraná surpreendem em concurso mundial de queijos e levam sete medalhas
“Acariciar um animal libera neurotransmissoires. Só o fato de eu cariciar um animal, eu estou liberando dopamina, serotonina e ocitocina no meu cérebro. Isso traz a sensação de bem estar", comenta a bióloga Laís Caccia, diretora do projeto.
De acordo com Laís, o conteco logo cedo entre crianças e animais desperta um comportamento de proteção e respeito nos mais jovens.
"Os pais falam pra gente: 'fui em uma fazenda e o meu filho me ensinou que eu poderia fazer um carinho na vaca, mas eu teria que pedir permissão pra vaca e ver como ela iria reagir'. Ou seja, uma criança ensinou o pai", relata.
Leia também: Opinião: neurocientista alerta para influência das telas na falta de sono e cansaço mental
REDES SOCIAIS