O Agrocultura deste domingo (5) exibiu uma reportagem sobre o café de Caparaó, município localizado na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo.
O produto já venceu o concurso Coffee of the Year em oito das 12 edições existentes e levou mais uma opção de turismo e gastronomia ao Parque Nacional de do Caparaó.
“O nosso café já está consagrado. O Caparaó faz festa, a gente é muito reconhecido, e não só por conta do concurso, mas também pelo envolvimento com diferentes ações dentro do evento”, disse a produtora.
Cecilia Nako, responsável pela plantação, contou ainda que a região, anteriormente, tinha a reputação de produzir cafés ruins. Segundo ela, o cenário se transformou através de capacitações e assistência rural.
Em Caparaó, os grãos são reconhecidos por serem doces e por terem um sabor diferenciado. Na visita ao local, os turistas podem ter a experiência de tomar o café diretamente no pé, com o grão maduro, como mostrou Gustavo, responsável pela fundação do Sítio Menina e o Café Menina.
Além do café, o programa ainda mostrou destaques da produção de soja e de jabuticabas em Goiás, assim como a previsão do tempo para o campo e a rota de queijos e chocolates no Espírito Santo.
Assista à matéria na íntegra no Agrocultura deste domingo (5):
REDES SOCIAIS