O Roda Viva desta segunda-feira (6) recebeu a advogada ucraniana Oleksandra Matviichuk.
Vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2022 por seu trabalho em defesa dos direitos humanos, na documentação de crimes de guerra e na luta pela democracia. A ativista compartilhou algumas dessas experiências durante a entrevista.
Durante o programa, apresentadora Vera Magalhães destaca que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ganhou notoriedade internacional ao defender o país na guerra contra a Rússia. Ela questiona a advogada se a prolongação do conflito não estaria minando sua popularidade e legitimidade.
“Ele venceu a eleição presidencial em 2019 por uma enorme vantagem. A grande maioria da população ucraniana confia nele”, disse Oleksandra.
A advogada destaca que, durante o primeiro ano de guerra, Zelensky demonstrou grande coragem. Ela um momento marcante do conflito, quando organizações internacionais evacuaram seus funcionários da Ucrânia, deixando os cidadãos “abandonados”. Foi nessa circunstância que o presidente gravou seu famoso vídeo, afirmando que continuaria no país, ao lado do povo, e pedindo armas para combater as tropas russas.
“Esse foi um momento muito luminoso, em que ele provou seu espírito. E acredito que essa transformação ocorreu não apenas com o presidente Zelensky, mas com cada cidadão da Ucrânia”, completou.
Participam da bancada de entrevistadores Camilla Veras Mota, repórter da BBC News Brasil; Daigo Oliva, editor da homepage da Folha de S.Paulo; Leila Sterenberg, jornalista, documentarista e senior fellow do Centro Brasileiro de Relações Internacionais; Luiz Raatz, subeditor de Internacional e colunista do Estadão; e Yan Boechat, jornalista do Canal Meio.
Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e também pelo YouTube, X, TikTok e Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS