Notícias

OMS alerta sobre o aumento do uso do cigarro eletrônico entre adolescentes

Número está no relatório global sobre tabaco que analisou dados dos últimos 24 anos


07/10/2025 16h33

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta sobre o aumento do uso do cigarro eletrônico entre adolescentes. O número está no relatório global sobre tabaco que analisou dados dos últimos 24 anos.

O relatório mostra que as pessoas estão fumando menos, mas que o vício em tabaco ainda é alto e agora atinge mais adolescentes em razão dos cigarros eletrônicos.

O número de usuários de tabaco caiu de 1,38 bilhão em 2000 para 1,2 bilhão em 2024. Mesmo assim, a substância ainda vicia um em cada cinco adultos em todo o mundo.

Leia mais: Professores brasileiros estão entre os que mais perdem tempo com interrupções de alunos, diz pesquisa

Pela primeira vez, a OMS estimou o uso global de cigarros eletrônicos na pesquisa. Os dados mostram que mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo já usam cigarros eletrônicos.

Entre os adultos são pelo menos 86 milhões de usuários, a maioria em países de alta renda. Entre os adolescentes de 13 a 15 anos pelo menos 15 milhões já fumam cigarros eletrônicos.

Segundo a OMS, estes adolescentes têm nove vezes mais probabilidade de usar cigarros eletrônicos do que os adultos.

Nesse cenário, o relatório denuncia que a indústria do tabaco coloca no mercado novos produtos e tecnologias para vender seu produto e que as crianças estão expostas a uma propaganda online dos cigarros eletrônicos.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Professores brasileiros estão entre os que mais perdem tempo com interrupções de alunos, diz pesquisa

Governo Zelensky, crimes de Putin e mais: confira os destaques do Roda Viva com Oleksandra Matviichuk

“Estamos lutando pela liberdade”, diz advogada ucraniana sobre participação de brasileiros na Guerra da Ucrânia

Vencedora do Prêmio Nobel da Paz alerta para crimes cometidos pela Rússia contra crianças e civis

“O povo da Ucrânia confia nele”, afirma a advogada ucraniana sobre ações de Volodymyr Zelensky