Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Freepik
Freepik

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta sobre o aumento do uso do cigarro eletrônico entre adolescentes. O número está no relatório global sobre tabaco que analisou dados dos últimos 24 anos.

O relatório mostra que as pessoas estão fumando menos, mas que o vício em tabaco ainda é alto e agora atinge mais adolescentes em razão dos cigarros eletrônicos.

O número de usuários de tabaco caiu de 1,38 bilhão em 2000 para 1,2 bilhão em 2024. Mesmo assim, a substância ainda vicia um em cada cinco adultos em todo o mundo.

Leia mais: Professores brasileiros estão entre os que mais perdem tempo com interrupções de alunos, diz pesquisa

Pela primeira vez, a OMS estimou o uso global de cigarros eletrônicos na pesquisa. Os dados mostram que mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo já usam cigarros eletrônicos.

Entre os adultos são pelo menos 86 milhões de usuários, a maioria em países de alta renda. Entre os adolescentes de 13 a 15 anos pelo menos 15 milhões já fumam cigarros eletrônicos.

Segundo a OMS, estes adolescentes têm nove vezes mais probabilidade de usar cigarros eletrônicos do que os adultos.

Nesse cenário, o relatório denuncia que a indústria do tabaco coloca no mercado novos produtos e tecnologias para vender seu produto e que as crianças estão expostas a uma propaganda online dos cigarros eletrônicos.