Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | TV Cultura
Reprodução | TV Cultura

O Roda Viva desta segunda-feira (13) recebe o climatologista Carlos Nobre, pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP).

Durante o programa, o especialista alerta que o desmatamento de florestas tropicais pelo mundo pode contribuir para o surgimento de novas pandemias.

"A degradação de florestas tropicais em todo o mundo é o que gera o maior risco de pandemias. A Fiocruz e o Instituto Evandro Chagas, de Belém, já mapearam 48 zoonoses. São vírus que podem virar epidemias e até pandemias. Pela primeira vez em 500 anos, dois desses vírus, febre mayaro e febre oropouche já são epidemias", expõe.

O climatologista chama atenção para pesquisas que registram até 23 pontos de não retorno ao redor do mundo e diz que a floresta amazônica faz parte deles. De acordo com Nobre, um colapso da Amazônia acarretaria em mudanças drásticas nos biomas brasileiros.

"A Amazônia está à beira do ponto de não retorno. Se passar [do ponto de não retorno], em 30 ou 50 anos ela perde até 70% da floresta. Vai se auto degradar. Nós vamos jogar mais de 250 bilhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera, vamos perder a biodiversidade do planeta (...), vão diminuir os rios voadores, o Cerrado vai virar Caatinga, o Pantanal vai desaparecer e a Mata Atlântica, no sul, vai ficar muito degradada", relata.

Participam da bancada de entrevistadores Laís Duarte, repórter da TV Cultura; Tayguara Ribeiro, jornalista da Folha de S.Paulo; Juliana Domingos de Lima, repórter de Meio Ambiente do Estadão; Cristiane Prizibisczki, repórter especial do site O Eco; e Giovana Girardi, repórter especial de Meio Ambiente da Agência Pública.

Assista ao programa na íntegra:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais YouTube, Tik Tok, X e Facebook.