No Dia Nacional da Escovação de Dentes, celebrado nesta quinta-feira (23), o Ministério da Saúde alerta para o bem-estar bucal das crianças.
Segundo dados da pasta, mais da metade das crianças chegam aos cinco anos sem cáries, mas um terço delas nunca foi ao dentista.
Leia mais: Estudo internacional mostra que o cérebro atinge seu ápice entre 55 e 60 anos
A última pesquisa nacional de saúde bucal, 2023, apontou que 37,17% das crianças brasileiras de cinco anos nunca foram ao dentista, e 41,18% apresentavam ao menos um dente com cárie não tratada nessa idade.
Ainda segundo o levantamento, mais de 60% das crianças de cinco anos foram atendidas pela primeira vez na rede pública.
Nesta quinta, a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) realizou um evento em São Paulo, com quatro mil alunos das escolas públicas estaduais. Os participantes recebem um kit com escova e creme dental para levar para casa.
“Houve uma melhora. Isso quer dizer que as estratégias de atendimento estão funcionando. O SUS tem muito essa questão educacional, então de ir nas escolas fazer instruções de escovação, eles vão nas próprias unidades para as próprias crianças”, afirma Roberta Lopes, diretora social da ABO-SP.
“Precisa sim de um incentivo maior para que a gente tenha mais recursos para estar levando toda essa parte para a população que precisa e nos centros públicos também”, completa.
REDES SOCIAIS