Notícias

Presidente do Ibama explica por que órgão concedeu autorização para pesquisa de petróleo na Foz do Amazonas

No Roda Viva, Rodrigo Agostinho destacou mudança no plano de emergência contra acidentes por parte da Petrobras


03/11/2025 22h26

O Roda Viva desta segunda-feira (3) recebe o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.

Durante o programa, ele explica porque o instituto concedeu, no mês passado, uma autorização para a Petrobras pesquisar, por meio de perfuração, a possibilidade de exploração de petróleo no poço do Morpho, a 500 quilômetros da Foz do Rio Amazonas. A região é a chamada "Margem Equatorial", divisa do Amapá com o Pará. A licença foi criticada por ambientalistas.

A estatal já havia pedido autorização para a perfuração ao Ibama em 2023, mas a solicitação foi indeferida pelo órgão.

De acordo com Agostinho, uma mudança no plano de emergência da Petrobras foi o fator central para os técnicos do instituto concederam o sinal verde para a pesquisa. 

Na solicitação de 2023, se ocorresse algum acidente na prospecção, mesmo um pequeno vazamento, ele seria atendido por uma equipe de emergência da estatal localizada em Belém (PA), a 700 km de distância do local. "As equipes do Ibama sempre entenderam que não tinha viabilidade um projeto desssa forma", diz o presidente do órgão ambiental.

Após a negativa por parte do Ibama, uma nova base de emergência foi instalada pela Petrobras em Oiapoque, cidade no extremo norte do Amapá, localizada a 170 quilômetros da área de pesquisa, o que, segundo Agostinho, agiliza as práticas de contenção de possíveis acidentes.

"O Ibama testou o centro de emergências (...) o tempo de resposta a um eventual acidente com uma base em Oiapoque era sufuciente para que a empresa tivesse a licença pra pesquisar petróleo nessa região", argumenta.

Participam da bancada de entrevistadores: Luis Felipe Azevedo, repórter do Jornal O Globo; Eduardo Geraque, jornalista e biólogo; Jaqueline Sordi, do Greenpeace; Marina Rossi, repórter da BBC e autora de 'O Cerco'; e Giuliana de Toledo, editora de Ambiente na Folha de S.Paulo.

Assista ao programa na íntegra:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no YouTube, no site da emissora e no app Cultura Play.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COP 30: Mundo não conseguiu limitar o aumento das temperaturas globais a um 1,5ºC

TV Cultura exibe em sua programação cinco vídeos de jovens do projeto Minuto Estudantes

Produção de plástico no mundo deve mais que dobrar até 2060, alerta estudo

Agenda SP Mais Verde discute financiamento em sustentabilidade rumo à COP30

Provão Paulista começa nesta terça-feira (4) para mais de 300 mil alunos do terceiro ano do ensino médio