O Roda Viva desta segunda-feira (3) recebeu o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.
Durante o programa, ele comentou sobre a legislação ambiental brasileira. Segundo ele, o país tem boas leis, mas a efetividade é um problema, já que “ninguém vai preso por crimes ambientais no Brasil”.
“De fato, o Brasil é um dos países que tem uma das legislações mais amplas de direito ambiental do mundo, mas a efetividade delas é um problema. Ninguém vai preso por crimes ambientais no Brasil. É muito difícil. Então, mesmo a gente tendo uma legislação que é considerada uma das mais completas e bonitas do mundo, a gente tem um problema de efetividade”, falou.
Em seguida, Agostinho explicou as medidas que o Ibama vem implementando para tentar garantir que as leis sejam cumpridas. O presidente elencou como o instituto atua em situações em que foram detectados casos de desmatamento ilegal e ressaltou a importância da tecnologia, como satélites e inteligência artificial, para atuar no combate aos crimes.
Participaram da bancada de entrevistadores: Luis Felipe Azevedo, repórter do Jornal O Globo; Eduardo Geraque, jornalista e biólogo; Jaqueline Sordi, do Greenpeace; Marina Rossi, repórter da BBC e autora de 'O Cerco'; e Giuliana de Toledo, editora de Ambiente na Folha de S.Paulo.
Assista ao programa na íntegra:
REDES SOCIAIS