O Roda Viva desta segunda-feira (3) recebeu o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.
Durante o programa, o líder do instituto tratou sobre a transição energética vivida no mundo, mas apontou que a mudança não está ocorrendo na velocidade necessária. Segundo ele, é preciso que todos os setores da sociedade se mobilizem para ajudar na alteração.
“A gente está vivendo essa transição, mas não está acontecendo na velocidade que deveria. O mundo é viciado no petróleo. A transição é necessária, é urgente, mas precisará ser trabalhada em várias escalas. No mercado consumidor, por exemplo, algumas cidades brasileiras já têm hoje os carros elétricos como os mais vendidos. Porém, de uma maneira geral, por exemplo, ainda temos um transporte coletivo muito precário, que não favorece que as pessoas deixem o carro em casa”, falou.
De acordo com Agostinho, o consumo de combustível é, basicamente, para mobilidade urbana.
Participaram da bancada de entrevistadores: Luis Felipe Azevedo, repórter do Jornal O Globo; Eduardo Geraque, jornalista e biólogo; Jaqueline Sordi, do Greenpeace; Marina Rossi, repórter da BBC e autora de 'O Cerco'; e Giuliana de Toledo, editora de Ambiente na Folha de S.Paulo.
Assista ao programa na íntegra:
REDES SOCIAIS