COP 30: países devem apresentar metas robustas para frear o aumento da temperatura global
O objetivo é tentar manter a média da temperatura do planeta em 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais
10/11/2025 11h30
A COP 30 é considerada decisiva e a "última chance" para os países apresentarem metas robustas para frear o aumento da temperatura no planeta. O Brasil, como país anfitrião, tem a oportunidade de reafirmar seu papel de líder nas negociações.
O objetivo é tentar manter a média da temperatura do planeta em 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais. No entanto, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que essa meta, presente no Acordo de Paris, não será alcançada e o esforço é tentar limitar em 2°C.
“Precisamos cortar em 60% a emissão de gases estufas até 2035, em relação a 2019”, falou Stela Herschmann, especialista do Observatório do Clima.
Além disso, há um debate para aumentar a meta de financiamento climático de US$ 300 bilhões para até US$ 1,3 trilhão anuais até 2035.
Para que os resultados da COP 30 sejam significativos, cientistas lembram que é preciso firmar o compromisso de acabar com a exploração do petróleo, carvão e gás natural e o desmatamento de florestas tropicais.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS