O Agrocultura deste domingo (7) destacou a ascensão da criação de camarão em Aracati, no Ceará, como uma alternativa rentável à agricultura tradicional.
Aracati se estabeleceu como um dos principais polos econômicos locais e o município que mais produz camarão no Brasil, com uma projeção de produção de cerca de 18 mil toneladas para o ano de 2025.
A produção nacional é altamente concentrada, com 97% vindo da região Nordeste. O Ceará é o maior produtor, seguido pelo Rio Grande do Norte. Na região do Cumbi, mais de 100 pequenos produtores, antes agricultores familiares, fizeram da criação de camarão sua principal fonte de renda.
Os criadores utilizam técnicas de manejo como a "despesca parcial" – removendo cerca de 500 kg para reduzir a densidade e permitir o crescimento dos camarões restantes. O produto tem valor de mercado a partir de 5 gramas, sendo o camarão de 6 a 6,5 gramas frequentemente destinado à defumação e envio para outros estados.
Para garantir o aumento do volume de produção, os produtores estão investindo em tecnologia, incluindo monitoramento de água em tempo real e controle digital de alimentação. Além disso, a carcinicultura permite o uso de poços com água salinizada, impróprios para a agricultura, o que contribui para manter a população rural em suas comunidades.
Sobre o programa
A atração é uma produção da emissora em parceria com sua rede de afiliadas e tem como proposta viajar o Brasil para mostrar o universo do homem do campo por meio de suas tradições locais e trabalho nas áreas relacionadas à agricultura, à pecuária e ao agronegócio.
Com Amanda Valeri, vai ao ar aos domingos, às 10h, com reapresentação na segunda, às 6h30, e na terça-feira, às 20h30.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS