Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Crédito: Tatiana Barreto
Crédito: Tatiana Barreto

Dando continuidade ao debate no Mês de Conscientização do Autismo, o Roda Viva recebe a professora Maria Cristina Kupfer na segunda-feira (27). Titular sênior do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e pioneira na articulação entre Educação e Psicanálise no Brasil, Kupfer apresenta uma visão técnica, mas principalmente humanizada sobre o desenvolvimento infantil e os desafios da inclusão escolar.

A doutora Maria Cristina Kupfer coordenou a criação do IRDI (Indicadores Clínicos de Riscos para o Desenvolvimento Infantil), instrumento desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). No programa, a professora discute também o papel das escolas no acolhimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista, a partir de iniciativas como o projeto Escolas Protagonistas.

A bancada será formada por: Carla Mauch - pedagoga com especialização em deficiência intelectual e tecnologia assertiva e fundadora da ONG Mais Diferenças; Ana Ligia Scachetti - jornalista e diretora executiva da Associação Nova Escola; Renata Simões - repórter do programa Metrópolis, da TV Cultura; Johanna Nublat - jornalista, mãe atípica, especialista em autismo pela UFM e autora da Coluna Vidas Atípicas, da Folha de S.Paulo; Diogo Sponchiato - editor-chefe de Veja Saúde; e Marise Bastos - pesquisadora do laboratório de estudos e pesquisas psicanalíticas e educacionais sobre a infância da USP.

Leia também: Quintal da Cultura explica como é feito o pandeiro em nova Missão do Dia

Programação especial na TV Cultura

ATV Cultura, como emissora pública, educativa, independente e plural, reafirma seu compromisso de seguir atenta ao tema, ampliando o espaço para o debate com especialistas, educadores e profissionais diretamente envolvidos com o assunto.

Esta edição integra a série de programas sobre o autismo exibidos ao longo de abril na programação da emissora. No dia 6, o Roda Viva recebeu o neuropediatra José Salomão Schwartzman, pioneiro nos estudos do autismo no Brasil. Já no dia 17, o programa Opinião promoveu um debate sobre educação inclusiva, com as participações de Rodrigo Hubner Mendes, Camila Canguçu e Talita Delfino. O Jornal da Cultura e o Jornal da Tarde também exibiram reportagens dedicadas ao tema.

Com apresentação de Ernesto Paglia, o Roda Viva vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, com transmissão simultânea no YouTube e no site da emissora.

Leia também: “Não acho que a gente tenha que vilanizar o uso da IA como ferramenta”, diz advogada Mariana Salomão