Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

O Roda Viva desta segunda-feira (13) recebe a escritora Ana Maria Machado.

Titular da cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Letras (ABL), ela participa de uma conversa sobre sua trajetória, o papel da literatura na formação de leitores, o processo de criação artística, os desafios da educação no Brasil e os impactos da censura impulsionada pelas redes sociais no cenário contemporâneo.

Reconhecida como uma das mais importantes autoras da literatura brasileira, Ana Maria Machado construiu uma carreira que marcou gerações de leitores com clássicos da literatura infantojuvenil, como "Bisa Bia, Bisa Bel". Ao longo da entrevista, ela também aborda sua produção voltada ao público adulto e compartilha reflexões sobre o fazer literário, a imaginação e os caminhos da criação artística.

Membro da Academia Brasileira de Letras desde 2003 e vencedora de importantes prêmios nacionais e internacionais — entre eles o Hans Christian Andersen, considerado o mais importante da literatura infantojuvenil mundial —, Ana Maria Machado tem mais de uma centena de obras publicadas, traduzidas para diversos idiomas.

Em determinado momento da edição, a escritora é questionada sobre as polêmicas envolvendo as obras literárias, como as de Monteiro Lobato, especialmente aquelas relacionadas às suas visões eugenistas e ao racismo presente em seus textos. Ela também responde se considera necessário estabelecer uma idade adequada para a leitura de determinadas obras literárias por crianças, principalmente quando abordam conteúdos potencialmente agressivos, levando em conta os diferentes níveis de maturidade para compreender e elaborar essas mensagens.

“Uma criança não deve ser exposta a um conteúdo agressivo para ela. Agora, você pode impedir que ela tenha contato com Monteiro Lobato porque ele refletia atitudes horrorosas, não só preconceituosas, mas questões de eugenismo e tudo o que havia na época dele, na sociedade dele”, pontua a escritora.

Ana Maria Machado afirma ainda que essa é uma questão que deve ser discutida. Segundo ela, a escola pode auxiliar nesses casos, chamando a família para conversar e ampliando o debate para a relação com outras obras literárias.

“Uma criança de seis anos não consegue ler Monteiro Lobato hoje em dia. Lia na minha geração, porque estávamos acostumados a ler. A solução está em ler mais, e não menos, quando se trata de um grande autor”, complementa.

A bancada de entrevistadores será formada por Cristiane Rogerio, jornalista, pesquisadora da área de livros e infâncias e colunista da revista Crescer; Iara Biderman, jornalista, escritora e editora da revista Quatro Cinco Um; Manuel da Costa Pinto, apresentador do Entrelinhas, da TV Cultura; Maria Fernanda Rodrigues, editora de Cultura do Estadão; Ruan de Sousa Gabriel, repórter do jornal O Globo; e Walter Porto, editor de Livros da Folha de S.Paulo. Os desenhos em tempo real são do cartunista Eduardo Baptistão.

Com apresentação de Ernesto Paglia, o Roda Viva vai ao ar na TV Cultura, com transmissão simultânea no YouTube e site oficial da emissora.

Assista ao programa completo: