O Roda Viva desta segunda-feira (10) recebe a CEO do IDEIA Instituto de Pesquisa Cila Schulman. Especialista aborda no programa a movimentação dos partidos na disputa presidencial, o papel das redes sociais no engajamento do eleitorado e os principais desafios das candidaturas em um país dividido.
Durante a entrevista, Cila questiona a frase "mulher não vota em mulher". De acordo com a CEO, um dos motivos para a popularização da máxima pode ser a pouca oferta de candidaturas femininas. Além disso, ela também destaca a eleição e reeleição da presidente Dilma Rousseff como um contraponto à expressão.
“Acho que tem que ter mais mulher candidata. Talvez mulher não vote em mulher porque não há uma oferta tão grande de mulheres concorrendo. A gente votou em uma presidente, que foi a Dilma Rousseff. Votamos duas vezes em mulheres, mas é preciso ter oferta", diz.
"Tem que ter mais mulher candidata."
— Roda Viva (@rodaviva) August 11, 2026
No #RodaViva, a CEO do Ideia Instituto de Pesquisa, Cila Schulman, questiona a máxima "mulher não vota em mulher" e alerta para a pouca priorização de candidaturas femininas.#TVCultura #SomosCultura pic.twitter.com/R0tIxTbLzP
A pesquisadora também alerta para o fato de que, muitas vezes, os partidos acabam por não priorizar candidaturas femininas, prejudicando a visibilidade dessas candidatas.
“Muitas vezes você tem até o número de candidatas, mas são candidatas que não têm fundos para fazer suas campanhas, que não têm apoio, não têm prioridade entre os partidos, então o eleitor acaba não as encontrando", explica.
Participam da bancada de entrevistadores Luiza Moraes, repórter da TV Cultura; Cassia Godoy, jornalista e âncora da Rádio CBN; Bianca Gomes, repórter de política do Estadão; Bruno Luiz, repórter de política do UOL; Fernanda Mena, repórter especial da Folha de S.Paulo; e Pablo Ortellado, professor de políticas públicas da USP.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Ernesto Paglia, o Roda Viva vai ao ar na TV Cultura, com transmissão simultânea no YouTube e no site oficial da emissora.
REDES SOCIAIS