Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Crédito: Bruce Gilbert Photography
Crédito: Bruce Gilbert Photography

Nesta segunda-feira (17), o Roda Viva, da TV Cultura, recebe Paulo Blikstein, professor titular de Educação e afiliado ao Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Columbia. Professor e pesquisador, ele participa do programa para discutir as transformações provocadas pela inteligência artificial na sociedade e, especialmente, os impactos da tecnologia na educação e no desenvolvimento das crianças.

À medida que a inteligência artificial avança, o formato tradicional das salas de aula também passa por mudanças. Quais são os riscos para as crianças? Como utilizar essas ferramentas sem comprometer a aprendizagem? E quais são os limites e os cuidados necessários para que a tecnologia contribua para a educação sem desumanizar o ambiente escolar?

Blikstein dirige o Centro Lemann de Estudos Brasileiros, a Iniciativa Paulo Freire e o Laboratório de Tecnologias Transformadoras da Aprendizagem, na Universidade de Columbia. Com passagens pelo MIT Media Lab e pela Universidade Stanford, o pesquisador brasileiro estuda como a tecnologia pode transformar os processos de ensino e aprendizagem.

Leia também: TV Cultura abre inscrições para o Prelúdio 2026, concurso de música clássica da televisão brasileira

Durante a conversa, Blikstein também apresenta reflexões de sua obra recém-lançada, 'A Sociedade que Aprende', publicada pela MIT Press, e aborda os desafios de uma sociedade cada vez mais impactada pela inteligência artificial.

A bancada de entrevistadores será formada por Ana Ligia Scachetti, jornalista e diretora-executiva da Associação Nova Escola; Gi Santos, educadora especialista em transformação digital e consultora no Instituto Escolas Criativas; Helton Simões Gomes, jornalista, colunista do UOL e apresentador do podcast Deu Tilt; Isabela Palhares, repórter da Folha de S. Paulo; Nina da Hora, diretora do Instituto Da Hora e pesquisadora em inteligência artificial; e Renata Cafardo, repórter especial e colunista do Estadão, e autora do livro 'O Algoritmo das Famílias'. Haverá ainda a participação do cartunista Eduardo Baptistão.

Com apresentação de Ernesto Paglia, o Roda Viva vai ao ar ao vivo, às 22h, na TV Cultura, com transmissão simultânea no YouTube e no site oficial da emissora.

Assista ao último programa:

Leia também: TV Cultura estreia De Olho no Voto com foco nas Eleições 2026