Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Tatiana Bertoni - Acervo TV Cultura
Foto: Tatiana Bertoni - Acervo TV Cultura

A inteligência artificial já é capaz de produzir textos, imitar estilos e criar histórias em poucos segundos. Mas o que acontece com a literatura quando uma máquina passa a ocupar um espaço associado à criatividade humana? E onde ficam os limites da autoria e do direito autoral? Nesta sexta (28), o Opinião discute como a IA está transformando a literatura e o mercado editorial e os dilemas éticos provocados pelo uso de obras de escritores por essas ferramentas. Apresentada por Andresa Boni, a edição inédita vai ao ar na TV Cultura, às 20h.

O programa aborda também o plágio, direitos autorais e os limites entre inspiração e reprodução e reflete sobre uma questão ainda mais profunda: se a IA pode realmente criar literatura ou apenas reorganizar aquilo que seres humanos já produziram. 

Leia também: Problemas na fala e ansiedade: psiquiatra Guilherme Polanczyk cita riscos da exposição de telas a crianças

Para debater esses assuntos, a edição recebe o jornalista e escritor Fernando Morais, que acionou a Justiça contra a OpenAI por uso não autorizado de suas obras pelo ChatGPT, e a professora da Escola de Comunicações e Artes da USP, Marisa Midori, especialista em História do Livro.

Assista ao último programa:

Leia também: Vitrine questiona os limites entre imagem, inteligência artificial e realidade, neste sábado (29)