Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

A personagem Ofélia, interpretada pela atriz Mafalda Pequenino, trouxe ao Quintal da Cultura um novo olhar sobre questões da diversidade étnica e cultural brasileira. Com ela, foi possível levar à telinha da TV Cultura mais uma figura para dar forças à representatividade negra na emissora. E durante a programação especial do infantil em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 21 de novembro, o destaque só poderia ser dela.

Entre os dias 19 e 23 do mesmo mês, a atração leva ao ar cinco histórias inéditas que abordam narrativas, lendas e mitologias africanas. A personagem conduz os temas contando aos seus amigos Ludovico, Doroteia e Osório – interpretados por José Eduardo Rennó, Helena Ritto e Jonathan Faria, respectivamente – histórias recheadas de costumes, usos e músicas da cultura africana que remetem à sua origem. As edições vão ar às 11h15 e às 17h45, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.

Segunda-feira (19/11) – A Herança

Iniciando a Semana da Consciência Negra, A Herança traz para a criançada uma história que faz refletir sobre o valor dos bens culturais de um povo e de uma nação. Na trama, Osório e Ofélia ganham uma carta misteriosa dizendo que eles receberam uma herança e, para encontrá-la, devem descobrir primeiro quem a deixou. Será que os dois vão conseguir desvendar esse mistério?


Terça-feira (20/11) – Abayomi

Na sequência, a narrativa contada por Ofélia se passa no continente africano e aborda a escravidão. Com ajuda de Osório, ela conta ao Ludovico e à Doroteia a história da boneca Abayomi.

Quarta-feira (21/11) – Os presentes da paciência

A seguir, é a vez da criançada curtir Os presentes da paciência. Ofélia engana Ludovico, Doroteia e Osório, dando a eles “pós mágicos” que ela ganhou de um amigo africano. Mas, na verdade, foi só uma forma divertida de contar o mito africano de Orunmila e o adô da paciência.

Quinta-feira (22/11) – Moliba Makasi

No episódio exibido na quinta-feira, Ludovico e Ofélia passam pelo mesmo drama: estão atrasados para fazer as tarefas da escola que são para o dia seguinte, até que a canção angolana Moliba Makasi traz a solução para os dois, que dão conta de fazer tudo e ainda terminam se divertindo.

Sexta-feira (23/11) – O filho do vento

Na sexta-feira, Ofélia conta a lenda africana do filho do vento. Por meio da imaginação, a turma viaja para a África e cada um interpreta um papel na história. É a partir dela que todos percebem a importância de se guardar um segredo.