Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

No próximo domingo (9/12), a TV Cultura exibe a Grande Final do Prelúdio, concurso que revela os novos talentos da música clássica brasileira. A atração traz os quatro finalistas da temporada 2018: a soprano Jessica Leão; o flautista Jean Medeiros; o trompetista Erick Venditte e a flautista de apenas 10 anos, Julia Abdalla. Com direção artística do maestro Júlio Medaglia e apresentação de Roberta Martinelli, a edição vai ao ar às 12h na emissora, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

Participam do júri o diretor cênico André Heller-Lopes; o jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpétuo; o pianista Miguel Proença e os maestros Tullio Colacioppo e Emiliano Patarra.

O programa ainda conta com a participação especial do pianista húngaro György Oravecz que toca a Rapsódia Húngara nº 2 de Franz Lizst. O músico nasceu em Budapeste e iniciou seus estudos de piano aos 8 anos. É formado pela Academia Franz Lizst e nos últimos anos tem se apresentado em diversos países da Europa e também nos Estados Unidos e Canadá.

Neste ano, o Prelúdio recebeu mais de 200 inscrições e selecionou 48 candidatos, com idade entre 10 e 28 anos, que participaram das duas fases do concurso: eliminatórias e semifinais.

Dividido em duas etapas de eliminatórias com 18 episódios, quatro semifinais gravadas no Teatro Franco Zampari e uma Grande Final, realizada na Sala São Paulo, a atração oferece ao vencedor uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, patrocinada pelo Governo da Hungria.

Conheça mais sobre os finalistas que concorrem ao prêmio:

Julia Abdalla

Paulistana de 10 anos de idade, a candidata toca flauta doce. Em 2017 conquistou um prêmio internacional, sendo a vencedora na categoria até 11 anos e o prêmio da escolha da audiência no ORDA (Open Recorder Days Amsterdam). Na final do Prelúdio apresenta o Concerto para flauta doce em Fá maior, do compositor italiano Giuseppe Sammartini.

Jean Medeiros

O flautista de 25 anos já havia participado do Prelúdio, chegando a ser semifinalista em 2016. Mora em São Bernardo do Campo e atualmente faz parte da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Como finalista, ele vai tocar o primeiro movimento do Concerto para flauta e orquestrado compositor Aram Kchaturian.

Jessica Leão

Nascida em São Bernardo do Campo, a soprano tem 27 anos. Em seu currículo ela reúne diversas participações em óperas e, atualmente, integra a Academia de Ópera do Theatro São Pedro. Para a final do programa, escolheu cantar a ária Regnava nel silenzio da ópera Lucia di Lammermoor de Gaetano Donizetti.

Erick Venditte

Ele é um trompetista de 15 anos, aluno da EMESP Tom Jobim e morador de Guarulhos. Em 2018 venceu dois concursos importantes: o Prêmio Eleazar de Carvalho do Festival de Inverno de Campos do Jordão e o ICTUS Music Competition, concurso Internacional de Trompete. No palco da Sala São Paulo ele toca o primeiro movimento do Concerto para trompete e orquestra do compositor armênio Alexander Arutunian.