Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

A rede de restaurantes populares Bom Prato tem 59 unidades espalhadas pelo estado de São Paulo e oferece café da manhã por R$0,50 e almoço e jantar por R$1,00. Desde o fim de março, os salões estão fechados por razões sanitárias e as refeições são servidas em embalagens descartáveis.

O Governo de São Paulo anunciou que esses restaurantes irão oferecer refeições gratuitas para moradores de rua não albergados até 31 de julho ou até quando perdurar o estado de calamidade pública. O ponto polêmico da resolução é a obrigatoriedade da realização de um cadastro para ter o benefício. A decisão do Governo do estado é criticada por entidades assistenciais que cuidam dessa população.

Júlio Lancelotti, padre há mais de 34 anos, é coordenador da Pastoral do Povo da rua e tem forte atuação em defesa das pessoas marginalizadas. Ele é crítico da resolução e questiona como os moradores de rua saberão que precisam fazer um cadastro:

E você acha que o morador de rua que está dormindo na calçada, em uma situação de vulnerabilidade enorme. Vai lá na fila da Prefeitura pegar senha para ser oficializado morador de rua sem acolhimento? Isso é perversidade. A nossa proposta é que as próprias unidades do Bom Prato, que já conhecem a população de rua, já sabem os que estão indo lá. Que eles mesmos anotem e registrem e cadastrem essas pessoas.

Segundo o último senso a cidade tem mais de 24 mil pessoas morando nas ruas.

Um abaixo assinado criado pelo Padre Júlio pede que a Prefeitura de São Paulo forneça kits com álcool em gel e materiais básicos de higiene. E que abra espaços públicos para acolhimento e garanta acesso a água potável e alimentação.

E nós estamos esperando a resposta da rede hoteleira. A Prefeitura fez um edital para 500 vagas. O Ministério Público recomendou 8.000. E nós não temos ainda uma resposta da Prefeitura nem para as 500, quem dirá para as 8.000. E a rede hoteleira está ociosa.”, avaliou o Padre.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que todos os itens que constam do abaixo assinado já foram providenciados, incluindo 3600 kits de higiene e disponibilização de 11 pias em locais públicos. Segundo a gestão municipal, o edital de credenciamento de hotéis está aberto até hoje e há sessão pública agendada para segunda-feira.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social informou que cada município deverá fazer o cadastro dos moradores de rua para poderem comer de graça nos restaurantes do Bom Prato. Eles receberão um cartão com QR Code que será fornecido pelo Governo do Estado e distribuído pelas equipes das prefeituras.