Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Com 16 anos de existência, o Café Filosófico tem se reinventado quanto à forma, conteúdo, cenários e palestrantes que protagonizam reflexões relevantes para o pensamento contemporâneo. Em sinergia com esse processo evolutivo, o Instituto CPFL, em parceria com a TV Cultura, estreia na emissora o programa Café Filosófico Expresso, na próxima terça-feira (9), às 23h.

O novo formato reúne dois convidados em cenários itinerantes que servem como palco para um diálogo mais curto - mas não menos qualitativo - sobre um tema definido por meio de uma curadoria própria de conteúdo. Aliás, qualidade foi uma preocupação constante na entrega do projeto.

O Instituto CPFL tem uma produção audiovisual intensa e contínua. O acervo do Café Filosófico é um celeiro de inúmeras possibilidades para explorarmos e encontramos novas formas de reflexão. A TV Cultura, nossa parceira há muitos anos, acreditou na relevância desta produção e vai exibir os episódios em sua grade. Isso coroa nossos esforços para entregar conteúdo de alta qualidade à população brasileira”, pontua o diretor do Instituto CPFL, Mário Mazzilli.

Diferentemente do programa tradicional, com 2 horas de duração ao vivo e 50 minutos na TV, o tempo do “Expresso” gira em torno de 25 minutos. Com uma mecânica mais dinâmica e sem pré-roteiro, o programa adota novas linguagens, criando uma personalidade própria, porém, mantém os valores do Café Filosófico por meio de temas e reflexões conectados à veia editorial do programa original.

Primeira temporada

A temporada Sete Pecados na Literatura tem inspiração na série 7 prazeres capitais - pecados e virtudes hoje, realizada pelo Café Filosófico CPFL em 2014, com curadoria de Leandro Karnal. A lista dos 7 pecados capitais é descrita pela história como a lista dos vícios. Sua intenção seria o controle dos padrões religiosos mediante a aproximação com Deus. Por outro lado, o texto literário inverte o método religioso e permite ler, com os olhos dos escritores, os pecados como paixões fundamentais para a existência do ser humano.

Para Eneida Maria de Souza, convidada do episódio 3, que trata do pecado da preguiça, participar do projeto foi uma experiência inovadora. “Colaborar com o Café Expresso em torno do tema da preguiça, com Frederico Barbosa, interlocutor de fino trato, foi uma experiência ímpar na minha trajetória acadêmica. A conversa, sem pretensões eruditas, acompanhou o movimento vivo de São Paulo, visitou suas ruas e contemplou os arranha-céus, imagem de uma cidade tão evocada e vivida por Mário de Andrade” explicou.

Com estética que faz alusão ao estilo documental, o Café Filosófico Expresso fez uso de recursos de captação de imagens em movimento. Para as imagens aéreas, o emprego de drones deu amplitude ao trajeto percorrido pelos convidados. Foi a primeira vez que o Café Filosófico fez uso do equipamento dentro de um episódio. Para as imagens captadas no interior dos automóveis, foram utilizadas câmeras esportivas que, além de menores e melhor ajustadas ao ambiente de um carro, também garantem maior estabilização do vídeo.

O projeto, que foi gravado antes da pandemia em 2019, demandou uma equipe de cerca de 30 profissionais entre câmeras, diretores, produtores, além de operador de áudio, equipe de conteúdo, comunicação e os pesquisadores convidados.

Primeiro episódio

Para a estreia da temporada Sete Pecados na Literatura, o episódio será sobre Boemia e Gula, com Fernanda D’umbra e Fabrício Corsaletti. O episódio vai refletir sobre quais relações podem ser traçadas entre criatividade e gula e ainda: a intensidade criativa pode se confundir com o prazer da gula? No estado de boemia, come-se. E bebe-se pela gula. Ou pela excitação do paladar? Na boemia, floresce a poética do ser, do texto, da poesia. Os artistas podem ser boêmios profissionais? Existe uma gula por produtos culturais, principalmente livros?

Boemia e Gula percorre o caminho até a Livraria Simples e o Box 62 - um restaurante frequentado por hipsters, localizado debaixo de um viaduto da Radial Leste e que faz frente com o Teatro Oficina. A conversa faz uso do livro Perambule, de Fabrício Corsaletti, como referência literária. O episódio também relembra trechos do acervo do Café Filosófico no programa com Luis Estevam de Oliveira Fernandes: “Entre vícios e virtudes, uma história da relação da humanidade com sua alimentação”.

O “Episódio 1: Boemia e Gula” vai ao ar na próxima terça-feira (9), às 23h, logo após o programa #Provoca, na TV Cultura.

Confira as datas de exibições dos episódios da 1ª temporada:

09/06 - Episódio 1 - Boemia e gula

16/06 - Episódio 2 - Orgulho clandestino

23/06 - Episódio 3 - Macunaíma e a preguiça primordial

30/06 - Episódio 4 - Avareza na literatura infanto juvenil

07/07 - Episódio 5 - Ira e literatura marginal

14/07 - Episódio 6 - Imagem e inveja

21/07 - Episódio 7 - Luxúria na literatura e na vida