Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Um grupo formado por organizações do movimento negro e lideranças religiosas da cultura afrobrasileira pediu à Procuradoria-Geral da República a abertura de uma ação por racismo e discriminação contra Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares.

O motivo é a divulgação de uma gravação em que Camargo faz ataques ao movimento negro e a religiões de origem africana. Numa reunião no dia 31 de abril, ele foi gravado chamando integrantes do movimento negro de "vagabundos" e "escória maldita". No áudio, também se refere a uma mãe de santo como "macumbeira", e afirma que não irá liberar verba para terreiros.

A escolha de Camargo para chefiar a organização, que se dedica à proteção e divulgação dos valores da cultura africana, tem gerado críticas e polêmicas desde que foi inicialmente anunciada, em 2019. Conhecido por ofender nas redes sociais a cultura afrobrasileira e a figura de Zumbi dos Palmares, que dá nome à fundação, ele foi impedido de tomar posse por uma liminar do STF, e depois autorizado por uma liminar do STJ.

Diante da divulgação do novo áudio com ofensas, a Defensoria Pública da União e movimentos ligados à luta antirracista e religiões afrobrasileiras pedem a revogação da liminar que autorizou a posse de Camargo como presidente da entidade.